terça-feira, 17 de março de 2009

Hoje tem marmelada?...





Não gosto de ser enganada, aliás, ninguém gosta. Ser enganada é mais ou menos como invejar, uma aparente via de mão única. Ninguém se reconhecesse invejoso, mas tem facilidade de se reconhecer invejado!
Todos já puderam reconhecer neste meu “blog diarinho” que sou uma dona de casa e que levo isto muito a sério.
Não é fácil ser dona de casa às vezes me sinto como num corredor polonês, levando tapa de tudo quanto é lado.
Não gosto de ser enganada, como não gosto mais de fazer compras no supermercado.
Não faço a tipa econômica segura, mas também procuro não fazer a tipa alienada.
Hoje pela manhã às 7:00 fui às compras.
Com o supermercado vazio, quase sem clientes, sem promotores e promotoras falando ao microfone fica mais fácil para eu raciocinar. Além do mais às sete da manhã eu sou uma pessoa bem mais esperta do que às sete da noite quando a pilha vai ficando fraca.
Sempre que vejo o preço de um produto muito mais barato que o outro, desconfio:
(gosto tão pouco de desconfiar quanto de ser enganada).
Ou o prazo de validade espira assim que eu passar pelo checaute (caixa) que parece com nocaute!
Ou então o produto agora vem em versão light.
Versão light, oba não engorda!!!
Isso mesmo não engorda a sua conta bancária, apenas a do fabricante, você compra e ele engorda.
Deixe me ser mais clara. O produto de hoje era: pão de forma: os preços vão de 1,47 até 3,99 e a média seria 2,7 aproximadamente. Mas então porque 1,47?
Porque não tem mais 500g e sim 400g.
Porque então o de 3,99 também tão além da média, sei lá, porque tem gente que acha que é porque é mais caro é melhor.
Não gosto de ser enganada. Uma das maiores empresas alimentícias do mundo, com sede num país neutro de primeiro mundo é mestra em fazer isso.
Caso clássico o da lata de achocolatado que atualmente também ao invés de 500g tem 400g e a latinha para enganar visualmente, tem uns amassadinhos em espiral para não mostrar sua silueta anoréxica.
Não gosto de ser enganada e todas as vezes em que eu me deparo com uma maquiagem de produto, mudo de empresa. O que dura muito pouco tempo, porque com raras exceções todas as outras empresas fabricantes de produtos similares fazem o mesmo.
O termo maquiagem de produto não foi inventado por mim. Aqui em terras tupiniquins as falcatruas tem nome e apelido, assim como os criminosos.

4 comentários:

Jôka P. disse...

Faço supermercado e sei todos os preços de tudo, sempre, timtim por timtim. Esse pão de 3,99 pode ser substituído por um outro, de 1,99, muito bom, integral e light, mas que só tem nas lojas "Empório do Bairro" (uma delas fica aqui na Barata Ribeiro quase esquina com Siqueira Campos), que também vendem muzarela faiada (e ótima) por 8 e pouco o quilo. Compro Sprite Zero ou algum outro refrigerante, desde que seja ZERO. Você não acredita que refrigerante ZERO engorde menos que o normal ? Será que é pura enrolação ? Eu prefiro acreditar nisso. Compro tudo o que for light, sempre, tipo margarina, iogurte, sei lá mais o que. Isso equilibra um pouco a minha culpa quanto as pizzas aos quatro queijos congeladas e o indispensável macarrãozinho...
O preço do feijão desceu bastabte, já chegou aà quase 5 pratas e agora custa uns 3 Reais mais ou menos. Compro muitas frutas no Hortifruti da Siqueira Campos ou da Prado Júnior. Como carne de soja e carne de vaca, não sou vejetariano, e notei que o preço da carne também deu uma descida. Falando assim parece que está tudo super em conta, mas a gente nunca mais conseguiu fazer altas compras com 100 Reais, né, Paçoquinha ?
No entanto, como raramente vou à restaurantes, não abro mão daquelas geléias dinamarquesas super gostosas - damasco, laranja, morango, hummm... adoro todas !

Jôka P. disse...

Correção:
muzarela faiada = faTiada
******************************
PS: suermercado as 7 da manhããã ?!?!?!? NÃÃÃOOO!!!!

Jôka P. disse...

veGetariano...é com G ou J ?
:(

Jôka P. disse...

pirei !