quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vocês perderam!!!


Geralmente escrevo aqui o que me dá na telha. Mas hoje escrevo para os que me deram força para ir a Oficina da Crônica. Muito obrigada. Confesso que resisti muito antes de ir. Tive medo e vergonha e pensei: para que mais um curso???

Cheguei uns 15 minutos antes do começo da aula. O local é muito pequeno, e eu que sou um tanto bicho do mato, já não sabia o que fazer com as mãos, como segurar a bolsa,,,sempre acho que está todo mundo olhando para mim como se a "braguilha" estivesse aberta e o passarinho estivesse de fora!!!. Já me deram um papel para preencher com meus dados. Enquanto fazia o necessário, somente o necessário... ouvia a conversa entre o professore a coordenadora do estabelecimento. Notei que ele havia morado em Brasília como euzinha aqui.

Entramos na sala de aula que estava geladinha, era verde como creme de abacate e tinha uma frase colada numa das paredes. "Quem escreviver verá" algo assim. Na sala além de mim entraram um senhor, que nasceu em 1946, era engenheiro, magrinho com camisa quadriculada calças jeans, cabelo branco, usa óculos e também preencheu aquele papel e pagou em cheque como eu. Ele só carregava uma folha de cheque, como quando a mãe nos dá o cheque para pagar o curso de inglês. Depois eu descobri que deve ter sido por ele ter sido assaltado semanas antes do ocorrido.

Entrou também conosco, uma senhora de uns talvez 60 anos, que não aparentava. Ela usava esmalte "vermelho 40 graus", eu sei porque era justamente o que eu estava usando. Ela é do signo de escorpião como eu.

Em seguida entrou um senhor de boné, suspensório, barba e cabelos grisalhos e compridos.

Eu tinha certeza que ele viria, como eu tenho certeza que em toda oficina literária há alguém assim. Até as 17 horas éramos nove alunos e um professor.

A coordenadora do local nos apresentou o professor que para tomar fôlego foi logo colocando uma frase no quadro branco de pilot vermelho. Como todo professor de literatura, desculpou-se pela letra. Deixou uma citação do nobel de literatura o escritor turco Orhan Pamuk em "O livro negro". Não copiei, mas era algo sobre ser escritor e olhar para dentro de si, e se colocar no lugar do outro e ler muuuuito também.
Ele pediu para que cada um lesse seu autorretrato. Eu fui a segunda a ler, sabia que ia ficar com a voz tremida e não deu outra. A estas alturas eu não me sentia mais com a braguilha aberta, mas totalmente pelada.
Deixo aqui um resumo sobre os autorretratos dos alunos.
A maioria era de aposentados que agora resolveram curtir a vida adoidado e só fazer o que gostam. Havia uma médica, um engenheiro, uma antropóloga uma que não lembro e uma professora. Havia uma professora de crianças na ativa e uma estudante de letras, a caçula da turma. E tinha aquele senhor da boina que acho que era aposentado profissional, do tipo da mesa de bar e da pracinha que fica observando tudo e todos e transformando em poesia, sua vida e a dos outros também.

A maioria morava no Rio de janeiro, uma em Juiz de fora, uma em Niterói e um em Paquetá. Todos gostam de ler e escrever. Quase todos já foram assaltados, com arma na cabeça e tudo.
Rimos muito com os autorretratos, tinha até um três por quatro!!! O professor falou de sua história. E conversamos sobre o que é crônica principalmente. O Professor nos encomendou para a próxima aula o retrato de um colega com 2000 toques. Nos deu seu email, agradeceu a presença.
Eu adorei que depois de se apresentar ele disse quem conhecia com o mesmo nome de cada um de nós e perguntou se conhecíamos algum Rogério também. Estou até agora procurando um que me pudesse ser simpático, mas acho que o professor vai ser o único por enquanto.

3 comentários:

Jôka P. disse...

Viu, não disse ? Agora vai em frente, não desiste. E vai bem bonitinha, bem arrumada, chique, tipo socialite. Vai por mim. Arrase.

Anderson disse...

Sabia que vc ia gostar!
Continue com as aulas, vc vai gostar cada vez mais!
Excelente final de semana!

Isabel Lemgruber disse...

Que delícia - oficina de crônicas!! Maravilhosa a idéia. Tenho certeza de que vc vai amar - considerando o que leio em seu blog... Lembra do Rogério, irmão da Renata e da Rosana, lá da Bogari? Ou, quem sabe algum personagem? rsrs.
Bjs,
Bel.