quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O dever de casa

Ontem, dia mundial sem carro, as ruas estavam repletas de veículos automotores. Confesso que do alto das minhas 44 primaveras ainda me surpreendi com a pouca adesão do carioca. Não custava nada. Era só deixar o carro em casa e ir de ônibus ou de metrô, ou andar um pouquinho a mais.
Tem coisas que parecem ser de uma facilidade, de uma simplicidade ululante, mas na verdade são de uma impossibilidade hedionda. Posso citar como exemplo, o meu umbigo, digo, a minha casa.
Minhas filhas não conseguem em hipótese alguma colocar os sapatos no armário. Chegam da escola tiram os tênis e deixam na sala. Tenho certeza que para qualquer ser humano comum o trabalho que elas tem em colocar o tênis na sala, é o mesmo que colocar no armário. Mas não tem jeito, os sapatos são movidos a grito.
O lixo nas ruas por exemplo: Não custa nada não jogar lixo na rua, mas no entanto as ruas estão uma verdadeira lixeira a céu aberto. E o pessoal que tem cachorro e se dá ao trabalho de recolher o coco, colocar num saquinho e depois jogar o saquinho com o coco no chão. Você aí que não mora no Brasil não acredita? mas é a pura verdade.
Mas eu sou a última romântica e acredito piamente que podemos melhorar um pouquinho a cada dia.
E se você não fez a sua parte ontem, não tem problema, faça hoje. Com certeza qualquer ação vai contribuir para um mundo melhor para você mesmo, mesmo que você ache que não é merecedor de um mundo melhor.
Ou você é do tipo que acha que os políticos não fazem nada.
O video a seguir eu peguei na Maria Augusta, que pegou no youtube.

2 comentários:

Maria Augusta disse...

Marcia, as pessoas são assim mesmo, preferem a lei do menor esforço. Nem se permitem de tentar fazer as coisas de forma diferente para descobrir o benefício que isto podia trazer para eles e para a coletividade. E não é só no Brasil não, por aqui elas são mais "civilizadas" porque as multas são altas e a fiscalização mais presente. Quanto a deixar o carro em casa, fazemos isso sempre que podemos, mas moramos em uma cidade relativamente pequena e bem servida pelos transportes publicos. Acho que é uma questão de criação de novos hábitos, o mais difícil é começar, depois que experimentamos adotamos, é tão bom andar a pé.
Um grande beijo.

PS: O vídeo ficou lindo aqui!

Jôka P. disse...

Lindo esse iutúbi !
Beijos Paçoquita !