domingo, 4 de outubro de 2009

cronica

Comecei na quinta -feira, nova oficina da crônica (isto já esta se tornando crônico-não resiti ao infame trocadilho-mil perdões)

Hoje é domingo, pé de cachimbo etc e tal, não esta sol.

Detesto gente com car blasé, mas aceito explicações.

Outro dia fui fazer uma ultrassonografia do abdomem, pois sentia dores na barriga.
Quando adentrei aquela salinha, escurinha e geladinha, me lembrei de quão esquisitos são os profissionais que fazem este tipo de exame. Todos sem exceção tem um ar blasé.

A médica que me atendeu tinha o cabelo chapinha, masgava chicletes e tinha o indefectível ar blasé.
Repira fundo,solta,respira,solta,respira,solta cut and paste ,etc e tal. Não fazia nenhuma expressão além do ar blasé. Não olhou hora nenhuma a minha cara, não sorriu.

Doutora Pilar era o nome da esquisita.

No final do exame que a máquina fez, cai na besteira de perguntar se estava tudo bem. Ao que o clone de ser humano, ruminante respondeu: - Tem gordura no fígado.
E o que isto quer dizer? perguntei humildimente, ainda insistindo em ser simpática.
- Quer dizer o que foi dito: gordura no fígado.
Apesar de estar na posição desfaforável, deitada e com a barriga toda melecada, ousei perguntar mais uma vez.
-E isso é grave?
-Depende de uma série de coisas.
-Passou um papel na minha barriga e saiu ruminando.

Um comentário:

As Tertulías disse...

Voce dscreveu-a muito bem: clone de animal ruminante...
olha, gordura no fígado é bem tratável - nao se preocupe. tem agora é que fazer umas dietinhas etc... mas nao se esqueca de uma coisa: ALCACHOFRA (suco de... ). Na Espanha, país riquíssimo em alcachofras, todas as doencas do fígado (inclusive as sérias hepatites) sao tratadas em casa e o paciente só come alcachofras... vamos pedir a La tartine Gourmande algumas dicas e receitas???????? (Eu me lembrei de uma gastroscopia que tive que fazer... sabe que a enfermeira me abracou o tempo todo em que me enfiaram o tubo pela garganta? realmente uma excessao... como voce diz (e bem): a ar blasé é imediatamente detectado por pessoas como nós, mas sensíveis!!!!!!! beijos minha linda! Ricardo