terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cinema Copacabana


Minha Avó morava em Copacabana.
Costurava muito bem e eu menina sonhava com todos aqueles bichinhos com receitas da revista burda.
Sonhava com uma enorme pantera, em feltro marrom.
Vovó disse que ia fazer. Ou melhor, ela queria muito fazê-la para mim, eu era o xodó da vovó. Tirou o molde com papel manteiga, era um pantera enorme. Escreveu com aquela letra única que eu ainda posso ver nas capas da revista burda, que infelizmente eu herdei algumas. Vovó colocava sempre o nome dela Cida na capa de todas as revistas para provar para as três filhas que as revistas eram dela. Emprestava a revista e depois ficava cobrando... "Você levou a revista tal e depois não devolveu..." Mamãe estava sempre culpada e eu não gostava disso.
Vovó escreveu com aquela letra única no molde de papel manteiga e cansou... Ela me perguntou você prefere passar a tarde me vendo fazer esta pantera ou prefere ir ao cinema ver "se minha cama voasse" . Vi que vovó estava cansada e quis poupá-la. Respondi que queria ir ao cinema.
É claro que eu preferia vê-la costurando minha tão sonhada pantera de feltro marrom....
Vovó como já disse morava na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre a Constante Ramos e a Santa Clara entre dois cinemas Metro e o cinema Copacabana. Bem pertinho do cinema Copacabana, onde fomos ver "Se minha Cama voasse" (Walt Disney).
Não me lembro de nada do filme, até hoje trago comigo esta falta de memória para filmes, atores diretores e música. O cinema funciona para mim, como uma espécie de anestesia ou hipnose, entro vejo o filme e saio sem me lembrar de muito coisa, mas de alguma maneira transformada.
Nunca me esqueço da saída deste cinema. Um tanto intrigante, um corredor escuro com pessoas dando passos de formiguinha para chegar a Nossa Senhora.
Gostei de ter ido ao cinema com a vovó, e... de alguma forma aquela pantera de feltro marrom fiou comigo a vida toda.

3 comentários:

chica disse...

ADOREI LER ISSO...E minha mãe,também no Rio, fazia esses bichinhos e na revista Burda, que ela tinha assinatura. Bons momentos dela, de recordar do tempo passado, de momentos bons.beijos,tudo de bom,chica

As Tertulías disse...

Oi minha Flor,
ainda nao pude ler mas vou faze-lo con toda a calma. Eu, uma vez fiz uma postagem sobre os cinemas do Rio... Espera, vou ver a data, para voce poder ler... Foi em 17/12/2008. De uma olhadinha!

Olga de Mello disse...

No Copacabana eu assistia a "filmes proibidos", ou seja, censurados para menores de 14 anos. Era mole. Tinha matinê e soirée, então eu assistia a um filme de criança e me escondia no banheiro até começar a sessão seguinte...
Acho que o último filme de gente grande que assisti lá foi "Náufrago". Antes de o cinema virar academia de ginástica.